sexta-feira, 28 de setembro de 2012


A Ilha das Bonecas Mortas ( México )


                                                                                 


   A ilha das Bonecas... ou também conhecida como a ilha das bonecas MORTAS! É uma ilha no México com bonecas por todos os lados, presas nas árvores, empaladas em gravetos ou enforcadas nas casas.

  Conta a arrepiante história do local que no ano de 1951 três crianças brincavam em uma ilha junto ao Lago Teshuilo, entre Xochimilco e a Cidade do México, quando a boneca de uma das crianças, uma menina, caiu no canal. Na tentativa de resgatar o brinquedo, ela acabou afogando-se.

 Tempos depois da morte da menina, os moradores da ilha começaram à ouvir um choro fantasmagórico de criança á noite, pedindo por uma boneca.
Segundo eles, era o fantasma da menina que morreu afogada, e que nunca conseguira "salvar" sua boneca que caiu na água.
                                                                            

  O Fantasma da menina vagava pela ilha todas as noites, chorando e procurando por sua boneca.
  Um homem chamado Julián Santana Barrera, que morava perto dos canais do lago, sentiu-se perseguido, atormentado pelos lamentos do fantasma. E só encontrou uma forma para afastar o espírito atormentado.
   Julián afirmava que a garota o perturbava, dia e noite, noite e dia, e  então ele começou  a prender bonecas nas árvores e na casa dele. Em um efeito em cadeia, todos os moradores começaram a pendurar bonecas nas árvores pois morriam de medo do tal espírito. 

                                                                  
  A maioria das bonecas, com um olhar assustador... e penduradas, destruídas pela ação da natureza começaram a trazer um clima ainda mais sombrio ao cenário.
  Bonecas velhas, abandonadas ou perdidas começariam a decorar as árvores e vários outros espaços da ilha.
Segundo Julián, depois que ele começou a colocar as bonecas nas árvores... em outros locais, nada mais foi ouvido durante a noite, segundo ele.
Depois disso, Julián Santana Barrera passou a viver mais tranquilo, pelo menos assim o afirmava.
  Enforcar bonecas nas casas, pendura-las em árvores, estacas e espalha-las por toda ilha, tem como objetivo afastar o espírito da pobre menininha. 
                                                                             

  Ritual bizarro que teve início com Júlian que foi pendurando as bonecas em sua própria casa, que segundo ele, afastou o espírito perturbador. E daí por precaução todos os moradores da ilha seguiram o seu exemplo. 
  As primeiras bonecas foi ele mesmo que procurou e pendurou nas árvores mas, com o passar dos anos, outros habitantes e visitantes da ilha ficaram curiosos e solidários, começando a levar-lhe mais e mais bonecas, na esperança de lhe dar mais paz e sossego. Mas tragicamente Barrera morreu em 2001, aos 50 anos afogado... no mesmo local da garota!

Nenhum comentário:

Postar um comentário